life goes on

Momento de mudança, a partir de agora em criscj.com/blog

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Logos – inspiração × plágio

Ontem estava procurando por logos de boates, para ver algo sobre um assunto que nada me interessa – boates – prum trabalho que muito me interessava, logo para uma boate.

Feita a pesquisa me deparei com esses logos:

     


Que automaticamente me remeteram aos que aparecem abaixo.

     


Talvez seja por conhecer bem as outras, mas foi inevitável associar.
Fiquei pensando na famosa citação “nada se cria, tudo se copia” e o quão ruim é quando você leva um longo tempo criando algo e vê que aquilo já existe, ou alguém te copia descaradamente.

O que me impressionou foi que, apesar de relacionar automaticamente a do Arco-Verde Design Studio com a do Alpio, ao ver, lado a lado, vi que além da forma, a grande coincidência era o uso das iniciais, sendo a primeira, nos dois casos, A. Mas a tipografia era absolutamente distinta.

Já no Road House, além de ser exatamente a mesma tipografia, as iniciais são as mesmas, apenas em ordem inversa. Inacreditável!


Post não convencional de desabafo, eu acredito que criar ainda seja possível. E quero continuar acreditando!