life goes on

Momento de mudança, a partir de agora em criscj.com/blog

domingo, fevereiro 15, 2009

Desenho Industrial - escolha
Aproveitando o comentário da Hanna, como já disse, sem mais agás, vou falar um pouco mais sobre a faculdade, os estágios, trabalhos, etc.
Sempre falo da loucura que é ter escolhido essa profissão, das noites que deixo de dormir, de como 24h nunca vai ser suficiente para um dia e de como falta compreensão por parte de clientes, incluindo nesses, os professores.

É curioso como foi feita minha decisão pela faculdade, antes queria fazer biologia, veterinária e belas artes. Descartei belas artes achando que teria mais independência financeira seguindo pelos outros caminhos. Hoje, viciada em Scrubs e mais recentemente em House me pergunto porque deixei as biologicas de lado, já que evidentemente ainda é minha grande paixão!

Bom, fazendo um trabalho de colégio, de geografia, mais especificamente um relatório sobre a visita que fizemos à montadora da volkswagen em Rezende, visitei o site deles e vi um concurso onde participariam desenhistas industriais com idéias novas para desenho de um novo carro. Achei o máximo. Já apaixonada por web, desenho e arte, achei que aplicar isso a produtos seria ainda mais incrível e então decidi que era aquilo que queria pra minha vida!

Desenho Industrial - faculdade/esdi
Primeiro ano de faculdade foi uma loucura, todo dia de 8am até 5pm, ano em que há todo um bombardeio de informações em que até pra piscar você tem que pensar se é a hora certa ou se vai perder muito naquele tempo. Pra mim, o ano choque.
O segundo ano, ssim como o primeiro, era integral, mas era ainda mais maravilhoso! colocavamos em prática, em produtos e peças gráficas todos os princípios que haviamos aprendido no primeiro ano e lendo, sempre, muitos livros maravilhosos sobre o assunto estão disponíveis na biblioteca de lá.
No terceiro ano, desanimo. Os profs não cobram, não ensinam, mas conversam. Os que cobram, ensinam sim, mas de um jeito nada interessante.
No quarto você pensa em desistir a cada instante, tudo é contra sua vontade, tudo é cansativo, você quer (e precisa) conhecer o mundo real, o mercado, estagiar - eu guardei meus estágios para o quarto ano, não conseguia consciliar com os horários de antes e, por conta de váááários motivos pessoais e de relacionamento com grupos de trabalho, acabei tendo que largar o estágio que amava.

Bom, chegamos ao quinto ano e esse ainda é uma surpresa pra mim!
E, apesar de serem 5 anos, falta muito conteúdo. Muito mesmo.

Desenho Industrial - trabalho
Existem várias áreas em que podemos atuar. Aliás, uma das matérias do quarto ano nos mostra isso.
Existem as grandes áreas de Produto, Gráfico e Decoração, nelas, suas especializações.

Eu só fiz estágio com gráfico e um pouco de decoração, levando em conta que faziamos sinalização e ambientação de eventos e feiras. E nesses estágios criamos marcas, suas aplicações, seus manuais… Fazemos livros, a parte de diagramação, capa, escolha de papéis, letras, impressão… Criamos fontes, famílias tipográficas. Fazemos cartazes, folders, flyers, revistas, encartes, cartões, embalagens. Plantas e vistas de ambientes, escolha de mobiliario, tintas, pisos e pastilhas! Ilustrações, apresentações, animações, sites…Ufffff!

Hanna, para você ter idéia do que eu, particulamente já fiz, dá uma olhada no meu portfólio. Está pesadinho ainda, não tive tempo de trabalhar nele, é apenas uma versão digital do que fiz impresso para uma das matérias e tb para apresentação em entrevistas. Mas não deixe de ver sites como design:related e de escritórios, para conhecer melhor e se interar sobre o que acontece no brasil e no mundo nessa área.

Ainda tem muito mais que rola em produto e em decoração, mas o que posso te falar, do que já fiz, é isso. Espero que ajude! ;)
Ser designer cansa, mas sem dúvida é lindo ver suas horas e horas de sono perdidas se transformando e nascendo, quando impresso, quando produzido, quando aplicado… O que de fato é preciso é a paixão pelo que se faz e, com ela, a dedicação e comprometimento.

Amo mesmo o que faço, mas o meu mal é ser eternamente apaixonada e sentir uma adrenalina louca que me impulsiona a estudar mil outras coisas e nunca estar satisfeita comigo e minhas decisões. Quero sempre mais, muito mais e esse muito mais é sempre muito diversificado. Agora, quero ser médica. Algumas vezes acordo e quero ser professora. Por enquanto, me concentro em terminar o que comecei e, felizmente, amo o que comecei.

Boa sorte na sua escolha e pra todos que estejam nessa triste fase de ter que escolher algo, com toooooooodas essas possibilidades. Mas, aproveite o que escolher, se encher, escolha outra coisa, temos tempo para experimentar! =D

beijos!